5.10.11

TIPOS DE DST - PARTE 1


Sífilis 

O que é ? Doença que ataca todo o organismo e evolui de forma lenta . Pode comprometer diversos órgãos (pele, olhos, ossos, sistema cardiovascular, sistema nervoso). De acordo com algumas características de seu progresso a sífilis divide-se em: Primária, Secundária, Latente e Terciária ou Tardia. Quando transmitida da mãe para o feto é chamada de Sífilis Congênita. 
Quais suas etapas ?

è  Sífilis primária : Refere-se a uma lesão ulcerada , não dolorosa (ou pouco dolorosa), em geral única, com a base endurecida, lisa, brilhante, com presença de secreção serosa , escassa e que pode ocorrer nos grandes lábios, vagina, clitóris, períneo e colo do útero na mulher e na glande e prepúcio no homem, mas que pode também ser encontrada nos dedos, lábios, mamilos e conjuntivas. É comum também a adenopatia inguinal (íngua na virilha) que, em geral passa despercebida. O cancro freqüentemente desaparece em 3 a 4 semanas, sem deixar cicatrizes. 
è  Sífilis Secundária: é caracterizada pela dispersão dos treponemas pelo organismo e ocorre de 4 a 8 semanas do começo do cancro. As aparições nesta fase são basicamente dermatológicas e as reações sorológicas prosseguem positivas. 
è  Sífilis Latente: esta fase da doença caracteriza-se pela ausência de sinais ou sintomas da infecção, que pode permanecer em estado de latência anos, décadas ou até o resto da vida. 
è Sífilis Adquirida Tardia: a sífilis é considerada vagarosa após o primeiro ano de desenvolvimento em pacientes não tratados ou inadequadamente tratados. Apresentam-se após um período variável de latência sob a forma cutânea, óssea, cardiovascular, nervosa etc. As reações sorológicas permanecem positivas também nesta fase. 
è Sífilis Congênita: é devida a infecção do feto pelo Treponema por via transplacentária, a partir do quarto mês da gestação. As  manifestações da doença, na maior parte dos casos, estão presentes já nos primeiros dias de vida e podem admitir formas graves, até mesmo podendo levar ao óbito da criança. 

Qual o agente ? Treponema pallidum .
Como pode ser transmitida ? Relação sexual, transfusão de sangue contaminado, transplacentária (a partir do quarto mês de gestação). Normalmente através de fômites.
Como tratar ? Medicamentoso. Com cura completa, se tratada precoce e adequadamente.
Como prevenir ? Camisinha pode proteger da contaminação genital se a lesão estiver na área recoberta. Evitar contato sexual se detectar lesão genital no(a) parceiro(a).

Nenhum comentário:

Postar um comentário