TIPOS DE DST - PARTE 2
Herpes Genital.
O que é ? Infecção recorrente, causadas por um grupo de vírus que causam lesões genitais vesiculares agrupadas que, em 5 dias, viram feridas, acompanhada de cicatrização automática do tecido afetado. As lesões com freqüência são bem dolorosas e precedidas por vermelhidão no local. A crise inicial é, em geral, mais intensa e demorada que as subseqüentes. O caráter repetitivo da infecção não tem prazo certo, podendo ocorrer após semanas, meses ou até anos da crise anterior. As crises podem ser desencadeadas por fatores tais como stress emocional, exposição ao sol, febre, baixa da imunidade, entre outros... A pessoa pode estar contaminada pelo vírus e não apresentar ou nunca ter apresentado sintomas e, mesmo assim, transmiti-lo ao parceiro em uma relação sexual.
Qual o agente ? Vírus do Herpes Genital ou Herpes Simples Genital ou HSV-2. É um DNA vírus.
Quais as conseqüências ? Aborto espontâneo, parto prematuro, baixo peso, endometrite pós-parto, complicações neurológicas, etc.
Como é transmitida ? Freqüentemente pela relação sexual ou da mãe doente para o recém-nascido na hora do parto.
Como prevenir ? Não está comprovado que a camisinha diminua a transmissão da doença. Higienização genital antes e depois do relacionamento sexual é recomendável.
Como podemos tratar ? Não existe ainda tratamento eficaz quanto a cura da doença. O tratamento tem por finalidade de diminuir as manifestações da doença ou aumentar o intervalo dentre as crises.
Nenhum comentário:
Postar um comentário